23 de junio de 2018

BRASIL.


Prezad@s membros associados , amigos e amigas  do Nucleo Memória
Encaminhamos para vosso conhecimento nosso Boletim de atividades “Memória em Ação” , dos meses maio e junho (até dia 15 deste mês )
Abraços
Diretoria Nucleo Memória



Maio/Junho/2018

Curso iniciou no dia 26 de maio, com mais de 60 inscritos e terá visita guiada a lugares de memória ao final
Curso Lugares de memória, ditaduras e direitos humanos no Brasil. Foto: Oswaldo Santos-Junior/NM
A primeira aula foi proferida pelo Prof. Marcos Napolitano, com o tema Ditadura civil-militar: Antecedentes, golpe e panorama histórico. A segunda aula teve como tema “Estruturação e operação do aparato repressivo e foi  ministrada por Maurice Politi, diretor do Núcleo Memória.
Sábado Resistente debateu o papel do foto documentário na resistência ontem e hoje.  No sábado dia 09 de junho o Núcleo Memória e o Memorial da Resistência de São Paulo organizaram uma mesa de debate com quatro grandes fotógrafos brasileiros: Nair Benedicto, Douglas Mansur, Juca Martins e Tuane Fernandes. O diálogo foi sobre o trabalho fotodumental destes fotógrafos e fotógrafas. Foi um momento importante sobre a fotografia e sua função social e política.  Veja as fotos deste Sábado Resistente
No último dia 07 de maio um grupo de 15 estudantes do curso de Relações Internacionais da UNIFESP participaram de uma Roda de conversa no Memorial da Luta pela Justiça.
No dia 12 de maio foi realizado  pelo Nucleo Memoria e o Memorial da Resistencia um Sábado Resistente que abordou o tema dos 50 anos das greves operárias de 1968. Há 50 anos, Luis Cardoso (“Luisão”), Luiz Antônio Duarte, Octaviano Pereira dos Santos (“Tigrão”) e João Joaquim da Silva participavam da organização da resistência operária que deflagrou as primeiras greves contra a ditadura militar, em 1968.
Primeira aula publica no pátio do DOI-CODI na Rua Tutoía para 12 alunos do curso de Historia da PUC/SP. A aula foi dada pelo Professor Lauro Ávila com dois convidados que também falaram aos alunos: Deborah Neves, historiadora e servidora do CONDEPHAAT com especialidade em Lugares de Memória e Maurice Politi, diretor do Núcleo Memória.
Curtas de maio e junho:
  • Em maio o diretor do Núcleo Memória, Maurice Politi, concedeu uma entrevista para a TV Cultura (Jornal da Cultura) para dar opinião sobre a descoberta de documentos no arquivo dos Estados Unidos (National Archives) referente à participação do próprio presidente Ernesto Geisel e seu ministros do SNI e o Comandante do Exército nas decisões de executar militantes políticos contrários ao regime militar. (ver trecho no site da TV Cultura).
  • Diretores do Nucleo Memória se reuniram no dia 12 de maio com o diretor da OAK Foundation e OAB-SP para tratar do futuro Memorial da Luta pela Justiça.
  • O Núcleo Memória realizou mais uma Roda de Conversa no Memorial da Resistência de São Paulo com uma turma de 50 alunos da 7a e 8a. serie da Escola da Vila. Estas atividades ocorrem com agendamento no Memorial da Resistência de São Paulo.

Av. Brigadeiro Luis Antonio 2.050 | Bloco B cjto 141 | São Paulo, SP
(+55) (11) 2306-4801


 Envío:Sara Waitman - AexPPPGde.Cdba.


No hay comentarios: